A Canonical liberou hoje para download a versão 13.04 do Ubuntu, a Raring Ringtail. E a maior novidade é a melhoria na performance gráfica (especialmente em GPUs da AMD), embora, claro, haja algumas outras, como a integração com redes sociais.
A ideia da desenvolvedora com esse desempenho melhorado é preparar terreno para a edição mobile do sistema operacional, o Ubuntu Touch – ou pelo menos funcionar melhor em máquinas menos potentes. Tanto que ele já vem com um SDK em versão “developer preview” e até com a possibilidade de instalar o novo servidor gráfico MIR, para desenvolvedores que querem criar aplicativos que funcionam tanto no SO “de mesa” quanto no móvel.
Além dessa mudança mais técnica, o sistema operacional traz algumas novidades voltadas para o usuário “final”. Uma das mais notáveis é a maior e melhor integração com redes sociais por parte do sistema. Você pode agora definir quais aplicativos terão acesso as suas contas adicionadas ao SO, por exemplo, permitindo que um deles possa abrir suas fotos do Facebook e outro não.
A Dash traz também uma nova lente Social, que permite conferir novas postagens de amigos nas redes sociais que você tem integradas ao sistema. O recurso ainda avisa quando novas mensagens ou interações chegam, de forma que você mal precisará abrir uma janela no navegador.
O esquema de gerenciamento de janelas também mudou, e o Ubuntu agora apresenta uma prévia no “window snap”, que “avisa” qual tamanho a janela atual terá quando o topo dela atingir o alto do monitor – algo como o que acontece no Windows. Os usuários ainda poderão sentir falta das múltiplas áreas de trabalho (Workspaces), que vêm desativadas por padrão. É possível reativá-las em no menu de configurações.
Outras mudanças estão relacionadas ao Ubuntu One – o sistema de armazenamento na nuvem – que ganhou um menu aprimorado na barra superior. Nele, você pode dar um clique para compartilhar arquivos, ver as transferências em progresso e mais. Além disso, há algumas mudanças menores na interface, como nos botões para desligar e fazer logout e no menu de Bluetooth.
O Ubuntu 13.04 é um “intermediário” no ciclo de desenvolvimento da Canonical, o que significa que não é uma edição com Long Term Support (LTS). Dessa forma, não terá suporte garantido da empresa por tanto tempo – apenas nove meses, enquanto a última LTS, a 12.04, o tem por mais quatro anos, totalizando cinco. A próxima versão com mais tempo de suporte será a 14.04, que deverá ser lançada em abril do ano que vem.