Pesquisa linguagem de programação 2014

Os resultados foram classificados por dados obtidos a partir:
  • Jobs trator, uma empresa que analisa anúncios de emprego no Twitter;
  • Lynda.com, um provedor de curso de formação de vídeo online;
  • RedMonk, analisou a freqüência de projetos no GitHub e perguntas sobre StackOverflow.
A Pesquisa IEEE Spectrum

IEEE Spectrum concluiu recentemente uma pesquisa que usa nada menos que dez fontes para classificar a popularidade de linguagens de programação:
  • resultados da pesquisa no Google;
  • dados do Google Trends;
  • tweets enviados no Twitter;
  • Repositórios GitHub;
  • Perguntas StackOverflow;
  • Mensagens Reddit;
  • Hacker News mensagens;
  • demanda por postos de trabalho no local de trabalho o Career Builder;
  • demanda por postos de trabalho no local de trabalho a Dice;
  • IEEE Xplore artigos de periódicos;
Línguas foram alocados para web, mobile, empresas e categorias embutidos. A ferramenta interativa permite que você faça suas próprias comparações e ponderar personalizadas para as fontes de dados se você não concordar com a metodologia da IEEE Spectrum. Em síntese:


IEEE Spectrum All Languages Top 20
  1. Java
  2. C
  3. C++
  4. Python
  5. C#
  6. PHP
  7. JavaScript
  8. Ruby
  9. R
  10. MATLAB
  11. Perl
  12. SQL
  13. Assembly
  14. HTML
  15. Visual Basic
  16. Objective-C
  17. Scala
  18. Shell
  19. Arduino
  20. Go

Fonte: 2014 Ranking da IEEE Spectrum

Se você omitir linguagens 'embedded', as posições permanecem as mesmas, mas Assembly e Arduino desaparecem.

IEEE Spectrum Web Top 10

  1. Java
  2. Python
  3. C#
  4. PHP
  5. JavaScript
  6. Ruby
  7. Perl
  8. HTML
  9. Scala
  10. Go
IEEE Spectrum mobile Top 10

  1. Java
  2. C
  3. C++
  4. C#
  5. JavaScript
  6. Objective-C
  7. Scala
  8. Delphi
  9. Scheme
  10. ActionScript
A Weird Stuff

Existem algumas classificações e resultados que eu iria pergunta ...

Python é classificada tanto como 'web' e 'enterprise', embora PHP e Ruby são apenas 'web'?
Sim, HTML não é uma linguagem, mas é classificado como 'web' e de alguma forma só vem a seguir SQL, Perl e até mesmo Assembly?
É C # mobile realmente acima JavaScript e Objective-C? E quem está a criação de aplicativos de telefone no Scala, Delphi e Scheme?
As fontes são um pouco IEEE Xplore e centrado nos EUA, que poderia influenciar o gráfico.

Isso é errado?

No geral, as fontes de dados e metodologias de pesquisa parecem razoáveis. Mas vai ser questionada por desenvolvedores porque nunca pode coincidir com a nossa bolha realidade única que é focada em tecnologias específicas.

Talvez não seja surpreendente encontrar Java superando a maioria dos gráficos, pois pode ser usado em muitos lugares; desenvolvimento de aplicativos, desenvolvimento web do lado do servidor, o desenvolvimento Android e - importante - a educação. Muitas escolas, faculdades e universidades ensinam Java para que os recursos e as perguntas são espalhados por toda a web. Mais recentemente, Python ganhou força como língua introdutório para que ele irá desfrutar de benefícios semelhantes.

Em seguida, temos C e C ++ que já existe há 45 anos em várias encarnações. Se todos os projetos baseados em C deixou hoje, uma rica história da língua permaneceria na web por muitos anos vindouros.

C # é um pouco incomum dada ASP.NET permanece no número 30 no chart todos-idiomas. Dito isto, tem sido usado por mais de uma década e é quase tão onipresente quanto Java. Muitas empresas usam como única saída um software baseado em Microsoft.

Como se chegar aos lugares mais baixos torna-se mais difícil comparar posições relativas. Tecnologias como HTML e SQL tem um grande alcance, mas só pode ser mencionado de passagem para PHP, JavaScript e Ruby oportunidades de emprego e artigos.

É útil?

Essas pesquisas são interessantes, mas, mais uma vez, gostaria de salientar que você nunca deve usá-los a base para mudar ou reforçar sua carreira. O levantamento mostra um instantâneo histórico no tempo; é a tecnologia que temos usado. Daí não se segue que eles são as "melhores" opções hoje ou se ainda vai ser usado amanhã.

Os desenvolvedores estão em uma posição privilegiada; a demanda por trabalhadores qualificados supera a oferta em quase todo o mundo. Poucos profissionais passaram fome, mesmo nos dias mais negros da depressão econômica. Portanto, você tem o luxo de escolher tecnologias que lhe interessam, se isso é sites, jogos móveis, análise estatística ou desenvolvimento inteligente.

Concentre-se no trabalho que você goste e que não parece difícil de se tornar um grande engenheiro de software. A escolha de um idioma para o ganho financeiro ou porque alguém sugeriu "É uma boa idéia" é significativamente mais difícil. Você vai ressentir-se do esforço, você nunca pode se tornar o astro bem remunerado que queria ser.

Dito isto, nunca parar de aprender. Há uma diferença fundamental entre os bons e medíocres desenvolvedores: a curiosidade. Um bom programador vai entusiasticamente pular em seus setores de ignorância para aprender e adotar novas técnicas. O mundo de TI se move rapidamente e até mesmo os gurus Java mais bem pagos não deve esperar para restringir o seu conhecimento sempre.

Em resumo, dê uma olhada no gráfico, assentir sabiamente, gemer alto, em seguida, voltar para o Fortran mais interessante, projeto Visual Basic ou Cobol que você está trabalhando!

Fonte: sitepoint.com (em inglês).
Artigo escrito por Craig Buckler
Compartilhe no Google Plus

About Tiago Sousa

Sou Desenvolvedor Web Full-Stack com ênfase na tecnologia Java. Estou no mercado de TI há 15 anos, possuo conhecimentos gerais em diversas tecnologias.