Pokémon Stadium – A batalha dos monstros de bolso no Nintendo 64

Pokémon Stadium foi um dos grandes títulos do Nintendo 64, lançado em 2000 nas Américas. O jogo trouxe para os fãs da franquia uma experiência única: batalhas em 3D com os 151 Pokémon da primeira geração. A transição dos combates bidimensionais dos Game Boys para a tela grande foi um marco para a série e um grande atrativo para os jogadores da época.

Pokémon Stadium

Desenvolvido pela Nintendo e HAL Laboratory, o jogo permitia que os jogadores conectassem seus cartuchos de Pokémon Red, Blue e Yellow usando o acessório Transfer Pak, possibilitando a importação de seus monstrinhos treinados no Game Boy direto para os embates tridimensionais do console de mesa.

O principal modo de jogo era o “Stadium Mode”, dividido em copas e torneios com diferentes regras e níveis de dificuldade. Além disso, havia o desafiador "Gym Leader Castle", onde o jogador enfrentava líderes de ginásio e membros da Elite Four. Após completar os desafios, era possível batalhar contra o próprio Mewtwo em sua versão mais poderosa.

O título ainda incluía minigames divertidos e competitivos, perfeitos para partidas entre amigos. Jogos como "Clefairy Says" e "Magikarp’s Splash" tornaram-se icônicos entre os fãs.

Visualmente, Pokémon Stadium impressionava com seus modelos poligonais coloridos, efeitos de ataques fiéis ao anime e uma narração empolgante (em inglês) que tornava cada batalha mais dinâmica.

Pokémon Stadium pode não ter sido um RPG como os títulos da linha principal, mas cumpriu com maestria seu papel de expandir a experiência Pokémon. Para muitos, foi o primeiro contato com os Pokémon em gráficos 3D, abrindo caminho para o futuro da série nos consoles de mesa.

About Tiago Sousa

Sou Desenvolvedor Web Full-Stack com ênfase em Java, atuando no mercado de TI há 15 anos. Ao longo da carreira, adquiri conhecimentos sólidos e abrangentes em diversas tecnologias.