Aprenda a assumir os seus erros

Acontece com qualquer um: nós cometemos erros. Um deslize num dia crucial ou em um projeto, aquela reunião importante que você esqueceu, o e-mail de desabafo que você encaminhou, sem querer, com o chefe copiado.


Hoje, o mundo do trabalho estressante como é espera nossa perfeição. As perspectivas de lucro têm de ser maiores do que as primeiras previsões. A fatia do mercado tem de aumentar. O trabalho tem de ser rápido. Nós temos de estar na crista da onda praticamente todos os minutos do dia. É este tipo de estresse que rouba o nosso melhor e faz com que tratemos mal os subordinados, deixemos de lado e-mails sem resposta, convites sem resposta, e implementemos novas tecnologias sem os devidos testes.

Ninguém comete erros intencionalmente, mas, às vezes, eles acontecem. Ao cometer erros, precisamos assumi-los, não importa qual cargo ocupemos na organização. Por que ele aconteceu? Meus colegas irão descobrir? Eu serei demitido? São perguntas normais. Mas o que você realmente precisa nestas situações é explicar-se ao chefe de maneira clara e calma. É preciso assumir responsabilidades sobre o erro.


 Para fazer isto, seguem seis dicas.

1 – Prepare o seu lado da história



Antes de falar com seu superior imediato, pergunte a si mesmo por que você fez isto? O propósito é entender o que estava errado para saber que você é capaz de fazer o certo. Você pode prevenir-se para que isto não aconteça mais? Você pode aprender com este erro? Coloque suas respostas em um papel. Liste o que o fez errar e o seu plano para consertar o que houve. Este processo é importante porque te dá objetividade e clareza. E também te prepara para a conversa. Se você estiver muito abalado emocionalmente, peça a um colega para acompanhá-lo, para que você tenha um outro ponto de vista do que ocorrer.

2 – Explique o que aconteceu



Ao falar com o chefe, deixe que ele tome a liderança na conversa. Você terá a sua chance de falar. Demonstre que você tem total consciência do erro e de suas consequências e que não permitirá que aconteça novamente. Faça o possível para parecer o mais profissional possível. Faça uma autocrítica construtiva. Saiba que a conversa não será confortável para o seu chefe também: nunca é fácil dizer a alguém o que ele faz de errado. Tome notas. Isto irá demonstrar a seriedade com que você está encarando a situação. Na sua hora de falar, diga objetivamente o que aconteceu. Aja como um repórter que está apenas narrando os fatos. Discuta o que o levou ao erro. Não pareça desinteressado. Não pareça defensivo. Ainda, não fique repetindo a toda hora o que aconteceu. Fale uma vez e pare. Isto o prevenirá de dizer coisas que, depois, irão comprometê-lo.

3 – Aprenda com o erro



Toda situação ruim carrega uma lição. Qual foi a sua? Diga a seu chefe o que você descobriu sobre você mesmo. Você aprendeu a ser um jogador melhor? Aprendeu que precisa compartilhar melhor funções e ideias com os colegas? Aprendeu que precisa checar melhor cada atitude que toma (inclusive olhando para quem está enviando e-mails)? Seja sincero. Seu chefe também sabe que isto acontece. Aproveite para mostrar que está aberto a aprender. A situação não é a mais confortável, mas seria muito pior ter uma questão mal resolvida entre vocês dois.

4 – Mostre que ficou ainda melhor depois de tudo



Você cometeu um erro e aprendeu com ele. Como resultado deste conhecimento, você é um funcionário melhor. Você aprendeu como confrontar um problema e superá-lo rapidamente. O que você descobriu sobre você mesmo o fez ser mais valioso à corporação. Diga ao chefe que você se sente melhor, mais forte e mais rápido do que antes. Explique que será mais cuidadoso no futuro. Então, previna-se de que nada disso ocorrerá novamente.

5 – Demonstre sua gratidão



Agradeça ao chefe pelo tempo concedido. Ele é uma pessoa extremamente ocupada e o fato de discutir com você sobre um erro demonstra que ele vê grande valor no seu trabalho.

6 – Mexa-se



Uma vez que a questão esteja discutida e resolvida, é hora de você se mexer. Mesmo que você ainda esteja aborrecido com o que aconteceu, não deve ficar repensando. Deixe o erro no passado para não atrapalhar seu desempenho no futuro. Você pode confiar em você e em suas decisões novamente. Lembre-se, quando você cai do cavalo, você deve montar novamente. Todos os grandes líderes cometem erros e este foi o seu. Ele não afetá-lo no trabalho, a não ser que você permita.



Fonte: CIO
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About Tiago Sousa

Desenvolvedor/professor com foco em Java. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade de Franca (Unifran) e Pós Graduado em DW Java pela Universidade de Araraquara (Uniara). Está no mercado de TI há 12 anos, possui conhecimentos gerais em diversas tecnologias.