Samurai X

Samurai X foi exibido no Brasil pela Rede Globo em 1999 com diversas cenas cortadas devido a violência existente no anime. Boa parte dele foi apenas exibido na Cartoon Network já que a poderosa da TV aberta não fez reprise do anime e encerrou sua exibição em 2000 no episódio 75 que conta o fim da saga de Shogo Amakusa.



Samurai X ou Rurouni Kenshin - Meiji Kenkaku Romantan (Kenshin, o Andarilho - Crônicas de um Espadachim da Era Meiji), é uma série de mangá criado pelo artista Nobuhiro Watsuki e posteriormente adaptado em anime.


A série, ambientada nos primeiros anos da Era Meiji no Japão, conta a história de Kenshin Himura um pacifico espadachim que prometeu nunca mais matar. Entretanto, seu passado como retalhador a serviço da Ishin Shishi fará o jovem Himura brandir novamente sua espada contra velhos e novos inimigos.


O mangá foi publicado originalmente na revista japonesa Weekly Shōnen Jump. O trabalho completo rendeu 28 volumes encadernados.



O anime chegou ao Brasil no final de 1999, trazido pela Columbia Pictures (distribuidora internacional) e foi exibida pela Rede Globo até meados de 2000, com várias cenas cortadas, episódios pulados e sem o final. Em setembro de 2000 a emissora por assinatura Cartoon Network passou a exibir a série, exibindo-a até o final, a qual foi concluída em maio de 2001. Em setembro de 2001 ainda exibiu o longametragem da série, Rurouni Kenshin: Ishin Shishi no Requiem.


O mangá foi publicado no Brasil a partir de maio de 2001 pela Editora JBC em 56 volumes (cada um sendo metade do original tankōbon), mantendo o formato de leitura japonesa. De início mensal, a partir da edição 5 o mangá passou a ser quinzenal até sua conclusão em novembro de 2003. O capítulo especial A Sakabatou de Yahiko foi lançado pela mesma editora em 10 de Julho de 2004, durante um evento Anime Friends. A editora também lançou em novembro de 2004, o Kenshin Kaden, uma enciclopédia da série.

Foi anunciado em abril de 2011 pela revista Jump Square (publicação semanal da editora Shueisha) que está em produção uma nova série de anime para a obra, cujo primeiro capítulo foi lançado em 2 de maio de 2012.


Em novembro de 2012, a Editora JBC após diversos pedidos de fans, voltou a publicar o mangá, agora intitulado Rurouni Kenshin - Crônicas da Era Meiji.



Mangá

Capítulo 001, o lendário Battousai, o retalhador: Servidor Mega

Capítulo 002, um vagabundo na cidade: Servidor Mega

Mangá Restouration
Capítulo 001, uma nova lenda começa: Servidor Mega


Tópicos relacionados:

Compartilhe no Google Plus

About Tiago Sousa

Desenvolvedor/professor com foco em Java. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade de Franca (Unifran) e Pós Graduado em DW Java pela Universidade de Araraquara (Uniara). Está no mercado de TI há 12 anos, possui conhecimentos gerais em diversas tecnologias.