Dê valor nas coisas comuns do seu dia-a-dia

Quando você sai para trabalhar é normal que você encontre alguma pessoa com raiva, reclamando de algo que não deu certo ou de alguém que fez algo que não lhe agradou, e que vai fazer alguma coisa para resolver o caso, e acaba dizendo: "Se fosse para isso acontecer era melhor nem ter saído de casa". A pessoa deixa de lado as coisas boas que aconteceram e só foca em uma única coisa ruim que aconteceu. Este texto nos mostra como é bom usufruir das coisas comuns que acontece no nosso dia-a-dia que nós não percebemos.


Sabemos que a maior parte dos dias será comum. Teremos na vida alguns dias e momentos especiais que permanecerão conosco para sempre, mas a quase totalidade dos dias deste ano que você está vivendo provavelmente não terá nada de especialmente marcante.

Ainda assim, nesses dias comuns sempre há muitas coisas que podem nos dar prazer e alegria. Vamos pensar um pouco nelas: ao acordar, tome consciência do aconchego da cama onde você descansou e usufrua a maciez dos lençóis. Veja a água descer do chuveiro como um milagre diário e sinta-a escorrer por seu corpo, limpando-o, refrescando-o. Aspire o perfume do café fresco que invade a casa, mastigue vagarosamente o pão quentinho, sentindo seu sabor. Não deixe essas preciosidades passarem despercebidas. Olhe o azul do céu ou alegre-se com a chuva, pensando nas plantas que ela nutre.



Desenvolva em você essa capacidade de atenção para os pequenos e grandes privilégios que se oferecem a cada momento. É só uma questão de mudar a ótica, de deixar de considerar naturais as belezas e os confortos que nos cercam. Se tiver filhos pequenos, chame a atenção deles para isso, eduque seus sentidos e sua sensibilidade para usufruir os dons que o mundo nos oferece cotidianamente.


É bom dar valor nas coisas comuns que acontece todos os dias e não esquentar muito a cabeça com só um único detalhe que aconteceu no seu dia. Lembre-se que a vida não é feita só de momentos bons, em alguns momentos sempre haverá algum imprevisto ruim onde você terá que manter a calma e tentar resolver da melhor forma possível para que não prejudique o seu bom humor.

Tiago Sousa

Sou Desenvolvedor Web Full-Stack com ênfase em Java, atuando no mercado de TI há 15 anos. Ao longo da carreira, adquiri conhecimentos sólidos e abrangentes em diversas tecnologias.