Eu mesmo utilizei por um bom tempo o Microsoft Essentials e depois de alguns meses percebi que o mesmo nunca havia “apitado” por conta da presença de uma praga. Tudo bem que eu navego de uma maneira segura, não clico em bobagens e nunca entro em sites que pareçam ser maliciosos, mas nunca pude testar se realmente meu antivírus estava funcionando. Até agora…
Este teste é bastante seguro e simples de se fazer, chamamos este de método EICAR.
EICAR é uma sequência não-viral (não irá danificar sua máquina) de código que a maioria dos softwares antivírus têm incluído em seus arquivos de definição de assinatura especificamente para esta finalidade.
O objetivo do nosso teste é criar este arquivo EICAR e verificar se o nosso antivírus irá detectar sua presença, para criar é bastante simples. Basta acessar o Bloco de notas do seu computador e digitar o seguinte código:
X5O!P%@AP[4PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*
Salve o arquivo como EICAR.COM, só o fato de você tentar salvar o conteúdo desta mensagem com este nome deverá acionar seu programa antivírus, caso ele não dê nenhuma alarde, ele provavelmente está desativado.Dica do BauEletronico
Fonte: Zoom Digital
