DLNA ou Digital Living Network Alliance, e define um padrão de interoperabilidade entre aparelhos eletrônicos, gadgets e computadores.
Com ele, é possível compartilhar arquivos multimídia quase que em tempo real, entre um smartphone e um televisor por exemplo, bastando para isso apenas uma conexão de rede local, via cabo ou wireless.
A Sony, foi uma das pioneiras a utilizar a tecnologia em seus produtos, como Playstation 3 e PSP. Hoje, grandes empresas como Cisco, Motorola, LG, HP, entre outras, já estão adotando o novo padrão em seus produtos.
Acessar pastas compartilhadas em um computador a partir de um smartphone para visualizar documentos, ouvir música, e outras tarefas correlatas, já não é novidade. Entretanto a tecnologia DLNA passa a permitir essas atividades a partir de um dispositivo eletrônico como uma televisão ou câmera digital. Atualmente já existem mais de 5.000 aparelhos certificados com a tecnologia DLNA.
Na “Vida Digital”, podemos capturar imagens a partir de uma câmera digital e, ao mesmo tempo, exibi-las em um Datashow. Você só precisa estar conectado à rede.
No mundo corporativo, a mobilidade toma conta dos escritórios. O DLNA dispensa o uso de pendrives, cds, e outros dispositivos de armazenamento para se utilizar em uma reunião, bastando compartilhar a apresentação desejada no servidor da empresa e acessá-la de onde desejar.
Nos dias atuais, tornou-se essencial a comunicação entre diferentes dispositivos a fim de aumentar a produtividade e ganhar tempo para realizar outras tarefas. A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia.
