Boa noite. Continuando nossa série de artigos sobre Jaspersoft Community Studio nessa parte iremos criar o relatório cliente.
Com o ambiente preparado, vamos criar o relatório cliente. Com o Jaspersoft aberto. Clique no Menu File, selecione New e clique em Jasper Report. Observe a figura 1:
Figura 1 - Criando um novo Jasper Report
O Jaspersoft vai iniciar o assistente para criar o relatório. Na primeira etapa, você verá no lado esquerdo as categorias e no lado direito os modelos disponíveis.
Neste relatório selecionei o modelo Blank A4 da categoria All. Veja a figura 2:
Figura 2 - 1ª Etapa Report Template
Na segunda etapa do assistente será mostrado o conteúdo da pasta padrão do Jaspersoft Studio.
O Jaspersoft criará um arquivo .jrxml, quando o relatório é compilado ele cria um arquivo .jasper, não perca estes arquivos pois são necessários.
Nomeie o relatório como Cliente.jrxml. Observe a figura 3:
Figura 3 - 2ª Etapa Report File
Na terceira etapa do assistente é onde definimos a query do relatório.
No Data Adapter selecione localhost - Database JDBC Connection que criamos no artigo anterior. Digite o SQL para buscar os clientes no banco de dados. Veja a figura 4:
Figura 4 - 3ª etapa Data Source
Na quarta etapa, você defini quais campos estarão disponíveis no seu relatório.
Passe todos os campos para a lista da direita conforme a figura 5:
Figura 5 - 4ª etapa Fields
A quinta etapa é utilizada quando o relatório possui campos que serão agrupados. No nosso exemplo não utilizaremos grupos. Não altere nada apenas avance a etapa, apenas observe a figura 6:
Figura 6 - 5ª Etapa Group By
A última etapa o parabeniza por informar os dados necessários para criar o relatório. Clique em finish para encerrar o assistente que o Jaspersoft se encarregará de criar o modelo e exibi-lo na tela.
A figura 7 mostra a última etapa do assistente:
Figura 7 - 6ª e última etapa Finish
Veja que o relatório foi criado conforme o modelo escolhido. Observe na figura 8 que os campos que retornarão as informações do banco de dados já estão disponíveis para serem utilizadas.
Figura 8 - Relatório criado
Nosso relatório por padrão possui 7 bands que são sessões que tem uma função para cada parte do modelo. Vou explicar brevemente as diferenças entre elas:
- Title: Os elementos colocados nessa sessão vão aparecer apenas no topo da primeira página do relatório;
- Page Header: Os elementos nesta sessão irão aparecer no topo de todas as páginas do relatório;
- Column Header: Aqui você deve colocar os elementos que serão utilizadas como cabeçalhos;
- Detail: É aqui onde o relatório exibirá os dados recebidos do banco de dados. Essa é a sessão mais importante do modelo;
- Column Footer: Os elementos nesta sessão irão aparecer após os dados recebidos do banco de dados;
- Page Footer: Os elementos nesta sesão irão aparecer no final de todas as páginas, é o rodapé do modelo;
- Summary: Essa sessão é utilizada para criar o sumário do relatório.
Agora que sabemos a função de cada sessão do modelo. Vamos remover as sessões Page Header, Column Footer, Page Footer e Summary.
Para remover uma band, clique com o botão direito no nome da band e selecione Delete. Veja a Figura 9 como remover uma band do relatório:
Figura 9 - Removendo band
Agora temos as bands Title, Column Header e Detail 1. Vamos adicionar os campos do banco de dados no relatório.
No painel Outline a direita, vá até os campos do relatório clique em Id e arraste até a sessão Detail 1. Veja a figura 10:
Figura 10 - Adicionando campos ao relatório
Em seguida, arraste os campos nome e dtNascimento para o relatório.
Observe a figura 11 que ao adicionar o campo Id a sessão Detail, o jaspersoft automaticamente cria um static text na band column header com um titulo informando que esse é o cabeçalho referente ao campo Id:
Figura 11 - Todos os campos adicionados ao Detail 1
Agora que todos os campos estão na band Detail 1. Formate os campos da sessão Column Header com a fonte SansSerif e no tamanho 12. Na sessão Detail 1, formate os campos com a fonte SansSerif, no tamanho 11 e coloque os campos Id e dtNascimento como centralizados.
Dimensione os campo Nome de uma forma que ele preencha boa parte do modelo A4 deixando as laterais apenas os campos Id e dtNascimento. Observe a figura 12 o nosso modelo:
Figura 12 - Campos formatados
Agora iremos utilizar o comando Stretch to Content para remover os espaços em branco das sessões.
Clique nos componentes static text na sessão Column Header e leve até o topo da sessão.
Depois clique no nome da sessão com o botão direito e seelcione o Stretch to Content. Repita esse procedimento nas sessões Detail 1 e Column Header.
Observe a figura 13 onde aplico o comando Stretch to Content na sessão Detail 1:
Figura 13 - Stretch to Content
Agora que os espaços em branco das sessões Column Header e Detail 1 foram removidos. Clique nos static text na Column Header e formate com o negrito.
Vá ao painel da direita Palette, clique no componente Static Text e arraste para a sessão Title conforme a figura 14:
Figura 14 - Painel Palette
Digite "RELATÓRIO DE CLIENTES" para o static text. Formate na fonte SansSerif, no tamanho 18, cor azul e centralizado.
Posicione o componente no centro da band e aplique o comando Stretch to Content para remover os espaços em branco.
Observe a Figura 15 o nosso modelo:
Figura 15 - Modelo formatado
Clique no campo dtNascimento na sessão Detail 1. Vá ao painel da direita Properties, clique em Text Field.
Na propriedade Pattern digite "dd/MM/yyyy". Assim o relatório aplicará a máscara nos registros recebidos do banco de dados.
Observe a Figura 16 o painel Properties:
Figura 16 - Painel Properties do campo dtNascimento
Finalizamos nosso primeiro relatório Clientes. Observe na parte de baixo do painel do centro que tem as opções Design, Source e Preview.
Todas essas modificações que fizemos foram em design. Clique em Preview para o Jaspersoft executar a query e mostrar o relatório com os dados do banco de dados.
Observe a figura 17 o relatório gerado:
Figura 17 - Relatório Clientes
Assim encerramos mais um artigo sobre relatórios no Jaspersoft Studio.
Até mais.