ORACLE lança a versão 18c do seu banco de dados. O primeiro banco de dados autônomo do mundo!

Artigo escrito por Tércio Costa para o oraclepress

No dia 01 de outubro de 2017, na Oracle Open World 2017 em são Francisco, que juntou cerca de 60 mil pessoas, Larry Ellison lançou a mais nova versão do banco de dados Oracle, a versão 18c. Sim, 18 mesmo. A Oracle já tinha mencionado que iria mudar a forma como versiona o seu banco de dados, mas não estamos aqui para falar do número da versão, e sim o que seria esse banco de dados autônomo e o que significa isso pra todos nós que trabalhamos com banco de dados Oracle!


Larry Ellison anunciando a versão 18c durante a OOW17

Com certeza, o que mais chamou atenção sobre esse lançamento foi o fator dele ser autônomo, o que gerou uma certa medida de preocupação também. Mas primeiro, antes de tudo, vamos ver o que seria essa característica e o que ela trás de bom.

Larry Ellison disse que a versão 18c irá usar machine learning para fazer algumas tarefas de forma automática, sem intervenção humana. Algumas dessas tarefas seriam: otimização, administração, detecção e aplicação de patches contra ataques de cibersegurança de dados. Tudo isto com um SLA garantido de 99,995%! Isso quer dizer que o banco de dados terá menos de 30 minutos de downtime não planejado! Esse número é realmente impressionante!

Isso com certeza é uma boa notícia, por que a Oracle tem o banco de dados líder do mundo e sem dúvida nenhuma é o melhor banco de dados da atualidade(não estou falando que os outros são ruins, apenas estou dizendo que o Oracle é o melhor). Com isto a Oracle elimina o erro humano, ou seja, um profissional que não esta capacitado e assim iria fazer erros na administração e/ou configuração do banco e no final das contas o cliente iria colocar a culpa no produto. Por outro lado é uma preocupação para o papel do DBA que administra o banco, pois diminuiu o seu papel e o seu trabalho. Se com a era do Cloud já trazia uma certa preocupação, com essa nova versão aumenta ainda mais este medo.

Mas, segundo Larry Ellyson, isso não irá eliminar o papel do profissional DBA, apenas irá mudar um pouco o foco de trabalho do mesmo. Pois, com mais tempo livre ele irá ter mais tempo para atividades mais importantes.

Outro fator importante dessa versão, é que Ellison afirmou que será mais barato comparado coma Amazon Web Services. Será algo em torno de 5 a 8 vezes mais barato que o AWS e levará 10 vezes menos tempo para o mesmo processamento. Acredito que com isto a Oracle poderá aumentar e muito a sua fatia do mercado de Cloud que já estava crescendo muito bem.

Agora vamos falar de algo que todos queremos saber. Quando teremos acesso a essa versão? Bem, segundo o que foi dito na OOW2017 a versão 18c para data warehouses será lançado no final do ano, em dezembro de 2017. Já a versão para OLTP será lançado em junho de 2018.

Fonte: oraclepress
Compartilhe no Google Plus

About Tiago Sousa

Sou Desenvolvedor Web Full-Stack com ênfase na tecnologia Java. Estou no mercado de TI há 15 anos, possuo conhecimentos gerais em diversas tecnologias.