Metroid: A Revolução dos Jogos de Ação e Aventura

A série Metroid é uma das franquias mais emblemáticas e influentes da história dos videogames. Lançada pela Nintendo em 1986, a série combina elementos de ação, exploração e plataforma, oferecendo uma experiência única que cativou gerações de jogadores. A protagonista, Samus Aran, se tornou uma das figuras mais icônicas da indústria de jogos, conhecida por sua habilidade de enfrentar alienígenas, explorar vastos mundos e ser uma das primeiras heroínas de destaque nos videogames. 

Neste artigo, exploraremos a trajetória de Metroid, sua importância cultural, e como ela continua a moldar a indústria dos jogos.

O ínicio da série no Nintendo

O primeiro jogo da série, Metroid, foi desenvolvido pela Nintendo R&D1 e lançado para o Nintendo Entertainment System (NES) em 1986. Criado sob a direção de Yoshio Sakamoto e Gunpei Yokoi, Metroid se destacou por sua combinação de exploração não linear e ação intensa. Em um período onde a maioria dos jogos oferecia níveis lineares e desafios diretos, Metroid inovou ao permitir que os jogadores explorassem um vasto mundo interconectado, onde a progressão era baseada em descobertas e na obtenção de novos itens e habilidades.

A ideia central de Metroid era simples, mas revolucionária: o jogador controlava Samus Aran em sua missão para derrotar a ameaça dos Metroids, criaturas alienígenas que podiam ser usadas como armas biológicas. A exploração de planetas desconhecidos, combinada com a necessidade de desvendar segredos e resolver quebra-cabeças, estabeleceu a base para o estilo de jogo "Metroidvania", um subgênero de ação e aventura caracterizado pela exploração em mundos expansivos, onde novas habilidades desbloqueiam novas áreas a serem exploradas.

A Evolução da Série

Lançado em 1991 para o Game Boy, Metroid II: Return of Samus foi o segundo jogo da franquia e deu continuidade à jornada de Samus Aran logo após os eventos de Metroid (1986). Em Metroid II, Samus é enviada para o planeta SR388, lar dos Metroids, com a missão de erradicar a espécie alienígena que representava uma ameaça galáctica. Ao contrário do primeiro jogo, que se passava no planeta Zebes, Metroid II coloca Samus em um ambiente subterrâneo e biológico, onde ela deve explorar cavernas complexas, enfrentar novos inimigos e, é claro, caçar os Metroids.

O título se destaca por aprofundar a narrativa da série, explorando mais sobre os Metroids, sua origem e a ligação deles com Samus Aran, que descobre um novo tipo de Metroid – o Metroid bebê, uma criatura que, mais tarde, desempenharia um papel crucial na trama de Super Metroid. A trama de Metroid II foi importante porque não só estabeleceu a missão de exterminar os Metroids, mas também marcou a introdução do dilema moral de Samus, que, ao longo do jogo, encontra-se hesitante sobre exterminar a última geração da espécie, especialmente quando confrontada com a forma mais jovem do Metroid.

Embora o hardware do Game Boy limitasse suas capacidades visuais e de som, Metroid II conseguiu entregar uma experiência envolvente e atmosférica. O jogo estabeleceu muitas das bases para Super Metroid (1994), incluindo a conexão emocional com o Metroid bebê, que mais tarde se tornaria um elemento central na série.

O Marco da Série

Super Metroid (1994), lançado para o Super Nintendo Entertainment System (SNES), é frequentemente considerado um dos melhores jogos de todos os tempos e um dos maiores marcos da história dos videogames. Desenvolvido pela Nintendo e pela R&D1, foi o terceiro título da série Metroid e uma grande evolução em termos de design, jogabilidade e narrativa.

O jogo se destaca pela forma como refinou os elementos de exploração e combate presentes nos títulos anteriores. A missão de Samus Aran neste jogo era resgatar a filha adotiva dos Chozo, a jovem criatura chamada Baby Metroid, que havia sido sequestrada por Ridley, um dos vilões mais icônicos da franquia.

Um dos maiores méritos de Super Metroid é sua atmosfera de suspense e exploração. A ambientação sombria e a trilha sonora minimalista criaram uma experiência imersiva, onde o jogador sentia-se constantemente em busca de algo novo. Além disso, Super Metroid introduziu a mecânica de "mapa expansivo", com áreas que se entrelaçam e se conectam de forma criativa, permitindo aos jogadores se sentirem parte de um mundo coeso e vasto.

Legado e Impacto Cultural

A série Metroid teve um impacto profundo na indústria dos videogames e continua a influenciar muitos títulos contemporâneos. A abordagem de exploração e descoberta, combinada com a mecânica de upgrades, foi amplamente adotada por outros jogos e inspirou franquias como Castlevania, que se tornou sinônimo do estilo Metroidvania. 

Samus Aran também se tornou um ícone cultural, sendo uma das primeiras heroínas em uma época em que o mercado de jogos era predominantemente masculino. Sua força, habilidade e coragem ajudaram a redefinir o papel das mulheres nos videogames, criando um modelo para futuras protagonistas femininas em diversas franquias.

Além disso, a série Metroid ajudou a estabelecer a Nintendo como uma das principais desenvolvedoras de jogos de ação e aventura, ao lado de outras grandes franquias como Zelda e Mario. Cada novo lançamento de Metroid atrai uma base de fãs dedicada e é esperado com grande entusiasmo por jogadores ao redor do mundo.

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About Tiago Sousa

Sou Desenvolvedor Web Full-Stack com ênfase na tecnologia Java. Estou no mercado de TI há 15 anos, possuo conhecimentos gerais em diversas tecnologias.